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  • Foto do escritorGiulia Tessitore

Como criar uma rotina do zero?



Em alguns momentos a palavra rotina acaba surgindo nas nossas reflexões…

“Gostaria de ter uma rotina mais saudável” “Tal hábito não se encaixa na minha rotina” “Meu trabalho é tão imprevisível que é impossível seguir uma rotina”

Mas o que é exatamente uma rotina?


Em uma pesquisa rápida você encontrará algumas respostas. Provavelmente, grande parte delas será sobre como nós temos comportamentos em sequência que se repetem com certa frequência. Mas no texto de hoje queria propor um exercício de como criarmos a nossa própria rotina. Faremos isso principalmente para conseguirmos enxergar melhor como nossa vida está, hoje, organizada e, com isso, fazer alguns pequenos ajustes que, repetidos por um médio ou longo prazo, nos colocarão muito mais perto dos nossos sonhos.



 

Como criar uma rotina do zero?

  1. Defina seus projetos

  2. Avalie seu estado atual

  3. Elenque suas atividades

  4. Organize sua vida em áreas

  5. Aloque as informações no tempo


 

01. Quais são seus grandes projetos?


Vamos começar identificando projetos! Podemos considerar projetos de todas as áreas da nossa vida (e aprenderemos a dividir a vida em áreas mais pra frente). Eles podem estar em um área como:

  • Estudos: sua graduação, sua iniciação científica, pós-graduação

  • Trabalho: MBA, algum projeto do seu trabalho, mudança de carreira, promoção

  • Pessoal: casamento, viagem, esportes, hobbies

Ou qualquer outra área da sua vida.

Caso tenha muita dificuldade de traça-los, dê um passo para trás e comece separando sua vida em áreas para, a partir disso, identificar o que gostaria de cultivar por lá.


Sim, é normal se sentir meio perdida nesse processo!


02. Como você está hoje?


Tão importante quanto pensar para onde queremos ir, é entender onde estamos hoje. Para cada um desses projetos que existe hoje, em qual passo você está? Ou então: que te afasta do desejado?

Por exemplo, se para o ano que vem eu tenha o desejo de publicar um artigo em uma revista acadêmica renomada, eu tenho alguns passos para percorrer como: identificar as revistas, elaborar um artigo, conhecer os processos de seleção, compartilhar com outros professores e pares minha pesquisa para feedbacks,…


Depois,

03. Quais os tipos de atividades?


Para cada projeto e cada etapa do seu caminho, você vai precisar de atividades pontuais e atividades fixas. Vamos considerar como atividades pontuais as etapas que acontecerão em um único momento, como, no exemplo usado, escolher as revistas para publicação. Em comparação, atividades fixas podem ser entendidas como atividades com repetição, como, por exemplo, para escrever o artigo precisaria de blocos de duas horas quatro vezes por semana, até o meu prazo imposto.



Aos poucos, vai começando a ter cara de rotina, né?



04. Faça isso para todas as áreas ou projetos


Vamos pensar em mais exemplos?

Na área saúde eu percebi que tenho tido muitas dores de cabeça por falta de água, então sei que preciso beber mais água. Pensando nisso, quero inserir na minha rotina o hábito de beber água e, pensando na quantidade e repetição, começaria com beber 1,5L de água cinco vezes na semana.


E, ainda no exemplo de estudos, posso levantar também a leitura de outros artigos para aprender o que seria um bom formato. Para isso, quero inserir na minha rotina ler um artigo, previamente selecionado, por semana. Ou então, ler 10 páginas, três vezes na semana.


05. Coloque tudo isso na sua rotina!


Dos exemplos que dei, posso incluir o hábito de beber água já no meu ritual matinal, e ações como: encher minha garrafa, deixar ela na mesa de estudos, verificar no almoço se já bebi mais da metade… Em relação à escrita e à leitura, a mesma coisa! Em quais momentos do dia eu posso inserir esses blocos de trabalho?


Além dessas atividades fixas, você deve ter um tempo de trabalho ou de estudos para lidar com as demandas pontuais. Nesses momentos, vamos inserir as atividades levantadas como pontuais.


 


Pronto!


Agora sim você já tem um bom guia para começar a estruturar sua rotina. Lembre-se que nem sempre tudo será óbvio. Provavelmente surgirão dúvidas como: mas e se não souber quanto tempo leva cada tarefa? Como garantir que a tarefa será feita? E se eu me atrasar em um bloco, todos os outros serão afetados?


Mas fique tranquila que falaremos sobre esses casos nas próximas publicações!

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